sexta-feira, 10 de junho de 2011

Um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para um time!!

Primeiro quarto:

O jogo começa com pressão do Mavs que abre 7 pontos de vantagem em cima de sucessivos erros do Miami em arremessos e turnovers  obrigando o técnico a pedir tempo. Logo após a pausa o Miami esboça uma reação, mas é lenta por sofrer dificuldades com a marcação por zona do Dallas.

Faltando 4 minutos para o fim do 1º quarto o Heat encosta 4 pontos com Wade retrucando a bola de 3 pontos do Cardinal com outra. Então num lance individual Wade lesionou o quadril e deixou a quadra indo para o vestiário no tempo pedido faltando 2 minutos e meio.

No final do primeiro quarto os reservas aproveitaram os erros do Dallas e encostaram em dois pontos faltando 9 segundos, então o Chalmers fez um buzzer do meio da quadra colocando o Miami na frente em 31 a 30.

Segundo quarto:

No segundo quarto o jogo comaça bem dinâmico com Dallas encostando no placar com uma bola de 3 pontos, então Wade volta do vestiário faltando 8 minutos para o fim do primeiro tempo.

O Miami toma controle da partida fazendo os Mavs cometerem vários erros seguidos e faltas ampliando a vantagem para 5 pontos, então acontecem erros das duas equipes sucessivamente até os 10 minutos do 2º quarto quando o Mavs empata em 52 a 52 com um belíssimo fade away de Nowitzki anotando 10 pontos, e depois põe o time na frente com uma bandeja com giro faltando 1 minuto e meio.

Nowitzki anota 16 pontos no primeiro tempo colocando Dallas 3 pontos na frente, 60 a 57. Le Bron James faz uma partida irregular anotando apenas 9 pontos e Wade some na partida por causa da sua contusão.

Terceiro quarto:

O terceiro período começa amarrado e Nowitzki faltando 7 minutos anota 3 pontos fazendo 21 pontos e colocando o Dallas 5 pontos na frente 70 a 65, enquanto Wade fica no banco até os 8 minutos. J J Barea e Nowitzki fazem atuações notáveis.

Faltando 3 minutos o Dallas abre 80 a 71 com uma bola de 3 do Kidd. Enquanto Dirk fica no banco, Terry faz os pontos para o time e Wade joga na raça uma vez que James continua apagado. O período acaba 84 a 79 para o Dallas.

Quarto quarto:

O ultimo quarto começa com faltas, falhas defensivas do Mavs e Nowitzki com 100% de aproveitamento no lance livre; Wade participa no jogo com importantes assistências, J J Barea converte 4 de 5 bolas de 3 pontos fazendo 16 pontos e aumentando em 5 pontos a vantagem do Dallas. James definitivamente sumiu no segundo tempo e faltando 5 minutos para o final do jogo Wade encosta e Haslem vira o jogo para o Miami 96 a95.

Faltando 3 minutos o Dallas alcança o empate com 3 digitos e com enterrada alucinante de Nowitzki após deixar Bosh no vazio e com falta de ataque do James no lance seguinte. Kidd converte mais 3 pontos e coloca o Mavs na frente com 105 a 100, com 3 erros seguidos de James. Faltando 33 segundos Terry coloca uma bola de 3- 108 a 101, e com 25 segundos Kidd converte 2 lances livres fazendo 110 a 103 e o jogo acaba após Terry converter dois lances livres. 112 a 103.

A série segue com 3 a 2 para o Dallas com o próximo jogo em Miami no domingo. O jogo contou com brilhantes participações de Wade, Terry, Barea, Kidd e Nowitzki além de mais uma amarelada de James.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Uma noite sem estrelas.

O quarto jogo das finais da NBA é classificado como um jogo feio tecnicamente, mas mesmo assim não perdeu sua tensão e show que nos é apresentado a cada jogada feita pelos times.

Esse foi um jogo atípico porque as duas estrelas não brilharam, James fez 8 pontos porque é um amarelão e Nowitzki fez um double-double com 21 pontos e 11 rebotes- o que é aquém de sua forma perfeita, mas tendo em vista que estava com febre e tossindo no banco do Dallas-.

Primeiro tempo:

O primeiro quarto assim como o jogo inteiro foi desenhado com várias bolas no aro deixando um empate de 21 a 21. Já o segundo  período começou com 7 pontos seguidos do Miami obrigando o técnico do Mavs a parar o jogo. Logo depois da parada o Dallas voltou ligado no jogo e virou o placar impondo um 38 a 34 e uma seqüência de bolas desperdiçadas pelo Heat obrigando o técnico a pedir tempo. O primeiro tempo terminou com 47 a 45 para o Miami, mas a melhor jogada foi a cesta espírita de Terry faltando 3 minutos para o fim do primeiro quarto- lance disponibilizado no vídeo postado logo acima do texto-.

Segundo tempo:

Os últimos quartos foram decididos por 3 nomes Nowitzki contra Wade e Bosh. O terceiro quarto foi marcado por um jogo feio e amarrado com participações discretas de Barea e Marion. O quarto período começou com 65 a 65, já no começo o Heat teve a chance de segurar o jogo com uma vantagem de 9 pontos- 74 a 65-, mas Nowitzki reagiu junto com Terry e virou o jogo com uma bandeja de direita fazendo 84 a 81 faltando 14 segundos, então Wade fez a resposta com uma enterrada faltando 9 segundos e Terry converteu dois lances livres fechando a conta da noite em 86 a 83.


Foi uma noite em que a única estrela que brilhou foi Wade, o resto- Terry, Barea e Bosh- foram coadjuvantes, mas decisivos nesse jogo.

domingo, 5 de junho de 2011

A nova linha da NBB! Carrasca ou amiga?

A mudança na distância da linha de três pontos na NBB de 50 centímetros, 6m25cm para 6m75cm, causou uma polêmica entre os fãs do jogo no Brasil, onde a mais freqüente duvida era se essa mudança iria alterar a estratégia de jogo das equipes saindo dos arremessos de longa distancia para as tentativas no garrafão.

As estatísticas mostram que houve uma diminuição nas tentativas para três pontos, mas nada muito significativo, saindo da média de 23,99 ( 2010) para 22,30 ( 2011), e a percentagem de acertos do perímetro caiu de 35, 72% para 34, 48%.

A relação entre as bolas de 3 e de 2 arremessadas também não foi afetada drasticamente, mas mostra uma tentativa maior de conversão em menores distâncias, da temporada 2009/2010 de cada  tentativa de 3 eram feitas 1,59 bolas de 2 pontos, em 2010/2011 a cada tentativa de 3 eram feitas 1,72 bolas de 2 pontos. Também nas conversões essa diferença foi mostrada, onde em 09/10 eram convertidos 2,37 arremessos de 2 para cada tentativa de 3 convertido, já em 10/11 esse número aumenta para 2,77 bolas de 2 para cada de 3.

Obtendo uma relação de tentativas de 3 pontos por equipe podemos perceber que as piores equipes foram aquelas que menos tentaram chutar de longa distância, diminuído então as chances de aumentar a sua pontuação. Em 2009/2010 a equipe com o pior aproveitamento do perímetro foi o Vila Velha ficando em 12º lugar no campeonato e o time que teve o melhor aproveitamento das bolas de 3 foi o Flamengo chegando às finais, já em 2010/2011 o time com o pior aproveitamento- já com 6,72 metros- foi o Paulistano ficando em 12º lugar no campeonato. O que há entre a relação das posições e aproveitamento das piores equipes do perímetro?

Nada, é só um dado que coincidiu. Já a equipe com o melhor aproveitamento em 10/11 da linha de 3 foi o campeão Brasília, mostrando então que a nova distância ao mesmo tempo que atrapalha aqueles que não se preparam para chutes de longa distância, ajuda aqueles que se concentram na conversão da maioria das tentativas dessa distância.